sexta-feira, 24 de maio de 2013

CNTs

    O descarte de resíduos - como restos de comida, pneus usados, bagaços de cana, resíduo de milho e garrafas PET - sempre causa discussões sobre seus muitos impactos ambientais. Em tempos em que se discutem maneiras viáveis e não-poluentes de geração de energia e reaproveitamento de materiais, surge o físico brasileiro Joner Oliveira Alves que, descobriu uma maneira eficaz de transformar tal matéria-prima em nanotecnologia.

    Os nanotubos de carbono (CNTs) surgem da pirólise dos resíduos que, após ter seu efluente gasoso submetido a um filtro, é repassado em um forno. Constatou-se que a utilização do filtro reduziu a emissão de poluentes e que houve a formação de partículas de nanotubos de carbono, material de alta tecnologia que costuma ser exportado em pequena escala pelo Brasil e que pode ser utilizado para a criação de próteses e aparelhos eletrônicos, por exemplo.   



Imagem dos CNTs obtida por microscopia eletrônica

    
    Com sua tese de doutorado “Síntese de nanotubos de carbono a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos carbonosos”, o doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador da Aperam e professor universitário do Unileste e Faculdade Pitágoras, recebeu títulos, dentre outros, como o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade e o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia.


Fontes: 

ALVES, Joner Oliveira et al . Síntese de nanomateriais de carbono a partir do resíduo de milho (DDGS). Quím. Nova,  São Paulo,  v. 35,  n. 8,   2012 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422012000800008&lng=en&nrm=iso>. access on  24  May  2013.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422012000800008.

ALVES, Joner Oliveira. Síntese de nanotubos de carbono a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos carbonosos. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-08122011-145442/>. Acesso em: 2013-05-24.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Eathrships

    Nos últimos anos, com o aumento da preocupação e da consciência ambiental, vários arquitetos e engenheiros surgiram com ideias inovadoras no que tange à sustentabilidade. Dentre todos, acredito que merece destaque a contribuição de Michael Reynolds, que difunde o movimento das Earthships*, construindo casas com materiais que são descartados como lixo comum pela maior parte das pessoas.




*Earthships: casas construídas sob conceitos de sustentabilidade.











    Em 2009 Reynolds foi entrevistado pelo jornal estado-unidense The Wall Street Journal. A entrevista pode ser vista no link abaixo:



    
    Nos vídeos abaixo podemos visualizar o projeto, auxiliando a criação de uma ideia mais concreta acerca do trabalho do arquiteto.








sábado, 11 de maio de 2013

4ª Venda

     Hoje, pouco mais de três meses da data de início do projeto, foi realizada a 4ª venda dos materiais recolhidos.
    
  




  
  
  Desta vez arrecadamos 12 Kg de garrafas PET, 13 Kg de latinhas de Al e 15 Kg de papel misto.

SAPS



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Tênis Biodegradável

    Após alguns anos de pesquisa, a marca holandesa OAT Shoes desenvolveu um tênis 100% biodegradável. A solução da empresa para o problema do descarte mostra-se bastante criativa, visto que ao chegar a hora de se desfazer do tênis, basta enterrá-lo no jardim de casa.





    Devido à sua criatividade e propósito, o produto foi premiado em 2012 no Green Fashion Awards, em Amsterdã.

    Para obter maiores informações sobre o produto, seu criador, a empresa, entre outros, visite o site da OAT Shoes: