sábado, 8 de junho de 2013

Sabão com óleo de cozinha

   Lipídios são substâncias naturais de origem biológica que são insolúveis em água. Os exemplos mais comuns são os óleos, gorduras e ceras. Ao serem expostas ao ar, à luz ou à ação de certas enzimas, há o aumento da acidez e a mudança das propriedades organolépticas, caracterizando o processo de rancificação.

     Sabe-se que o óleo rancificado prejudica a saúde e não pode ser desprezado em qualquer local. Um destino para esse óleo é a sua utilização para a confecção de sabão através do processo de saponificação, que consiste na desesterificação pelo aquecimento de gordura ou óleo com uma solução alcalina, liberando sais de ácidos graxos e glicerol. Geralmente a soda (NaOH) é a fonte do álcali. 







   


    Fontes:

REMIÃO, José Oscar dos Reis; SIQUEIRA, Antônio João Sá; AZEVEDO, Ana Maria Ponzio. Bioquímica – Guia de aulas práticas. Volume único. 1ª Ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2003. 72p.

PAVIA, Donald L.; LAMPMAN, Gary M; KRIZ, George S.; ENGEL, Randall G. Química Orgânica Experimental. Volume único. 2ª Ed. São Paulo: Bookman, 2009. 193p.







Nenhum comentário:

Postar um comentário